Centros de Compras
É no Agreste de Pernambuco onde está localizado o maior polo de confecções do Nordeste.
O Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco é um aglomerado de iniciativas produtivas e comerciais relacionadas ao setor de confecções, com foco em roupa casual, brim (jeans, bermudas, saias, shorts e camisas), malharia (camisetas, blusas, vestidos), outras vestimentas (calças, saias, camisas e blusas), moda infantil e lingerie. Juntas, Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe são as principais cidades inseridas no Polo.
Atualmente, Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe se destacam por uma atenção mais detalhada à qualidade das roupas e principalmente pelo seu maior atrativo: o preço baixo. Praticados de maneira bem parecida entre os três municípios, os valores das peças fisgam olhares locais e nacionais.
Esses preços são simples exemplos de como pode ser econômico renovar o guarda roupa com as peças do Polo de Confecções do Agreste. Os produtos mais sofisticados, contudo, apresentam preços mais altos, ainda assim em conta na comparação os preços praticados nos shoppings das grandes metrópoles, por exemplo.
O eixo de cidades que engloba a sulanca abrange outros municípios do Agreste, além dos citados anteriormente. Entre esses municípios se destacam Brejo da Madre de Deus, Jataúba, Taquaritinga do Norte, Vertentes, Riacho das Almas e São Caetano.
FEIRA DA SULANCA DE CARUARU-PE
A versão para o termo sulanca é a de que se trata de helanca vinda do sul. Surgiu na década de 1960, quando os comerciantes Manoel Morais, Manuel Francisco de Deus, além de algumas familias tradicionais da terra, tal como a Monteiro, começaram a fabricar e vender, em Santa Cruz do Capibaribe, as primeiras peças de vestuário utilizando retalhos de helanca trazidos de São Paulo, além do próprio tecido.
Atualmente, a feira que teve sua origem na cidade de Santa Cruz do Capibaribe e que com o tempo se expandiu á cidade de Caruaru é reconhecida como a original Feira da Sulanca, ainda que existam feiras que estão espalhadas por todo o estado sendo também chamadas de "Sulancas" ou "Sulanquinhas", tal designação veio sendo adotada por força de expressão com o passar dos anos.
FEIRA DE ARTESANATO DE CARUARU-PE
Originada na formação da cidade, a Feira de Caruaru está instalada no Parque 18 de Maio, que possui 40 mil m2 e divide-se em três principais seguimentos: a Feira do Artesanato, a Feira da Sulanca e a Feira Livre.
Numa das maiores feiras ao ar livre do mundo, o turista fica fascinado com tanta diversidade, com a manifestação popular e com a gastronomia exótica.
A Feira do Artesanato é a que chama mais a atenção do visitante. É nela que concentram-se todos os tipos de artes manuais produzidas por artistas que utilizam o barro, madeira, pedra, metal, palha, coco, cordas, couro, rede, bordados, lã, latas, como matéria-prima. Nela, o turista pode apreciar as peças já acabadas ou sendo produzidas pelas mãos dos artesãos. A feira funciona diariamente, das 8h às 17h.
FÁBRICA DA MODA EM CARUARU-PE
O Fábrica da Moda foi idealizado por Lenilson Torres, em meados de 2001, que vislumbrou em uma área antes vazia um nicho de mercado. O potencial devia-se à sua proximidade com o Parque 18 de maio. As obras iniciaram em 2003 e sua inauguração foi em março de 2006.
Com localização estratégica, o Fábrica da Moda fica em frente à Feira de Artesanato e bem ao lado do Parque 18 de Maio, o maior complexo têxtil de Pernambuco. Hoje é âncora nesse contexto, atingindo um público de aproximadamente um milhão e meio de habitantes, que migram de cerca de 40 municípios da região para consumir dos lojistas.
Ao passar do tempo o Fábrica da Moda tornou-se um centro de compras, com comércio de atacado e varejo.
POLO CARUARU EM CARUARU-PE
Com 15 anos de atuação, o Polo Caruaru conta, hoje, mais de 200 operações entre lojas e serviços. Nosso centro de compras é um dos maiores de Caruaru, e consegue atender milhares de pessoas do município, de cidades vizinhas e também de outros estados.
Nossos lojistas, em sua maioria, comercializam produtos fabricados no Polo de Confecções do Agreste e contribuem para o fortalecimento do comercio local. Somos uma estrutura segura que pode proporcionar a você e sua família lazer e diversão, além de produtos de qualidade e preço bom.
Com uma estrutura de 64 mil m2, praça de alimentação recém-reformada e estacionamento com mais de 6 mil vagas. O Polo é parada obrigatória para visitantes de todo o NE e moradores de Caruaru e região.
FEIRA DO JEANS DE TORITAMA-PE
A produção e comercialização de roupas em jeans é a principal atividade econômica de Toritama, que concentra mais de 3 mil empresas de moda e mais de 50 lavanderias industriais, de onde saem 15% da produção nacional de confecções em jeans, cerca de 60 milhões de peças por ano.
Toda essa roupa em jeans produzida em Toritama é escoada pelo Brasil através dos milhares de comerciantes, atacadistas e lojistas de diversos estados do país. Na cidade você vai encontrar do jeans mais popular até o mais sofisticado.
Toritama é conhecida nacionalmente como Capital do Jeans. Qualquer dia da semana você pode comprar jeans em atacado direto das fábricas no Parque das Feiras, se preferir um jeans mais popular o melhor dia é no domingo quando acontece a Feira do Jeans.
PARQUE DAS FEIRAS EM TORITAMA-PE
O Parque das Feiras é um Shopping atacadista de moda. Sendo o mais antigo da região agreste de Pernambuco. Desde a fundação em 2001, despontou como um importante centralizador da Produção do Município, conhecido como campeão na confecção de Jeans. Porém o Parque das Feiras oferece bem mais que somente Jeans.
Nosso mix de lojas e boxes oferecem as mais variadas opções em moda feminina, masculina, plus size, infantil, teen, evangélica, fitness, moda social e moda íntima. Além de uma infinidade em itens como bolças e acessórios. Nossa estrutura conta ainda com três praças de alimentação e amplo estacionamento.
O Parque das Feiras fica localizado as margens da BR 104 bem no coração da Cidade de Toritama.
MODA CENTER EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE-PE
O Moda Center Santa Cruz foi inaugurado em 07 de outubro de 2006 e é o maior centro atacadista de confecções do Brasil. A estrutura tem área coberta de 120 mil m² construída num espaço de 32 hectares. No local são comercializadas peças no atacado e no varejo.
O mix de produtos inclui de itens populares a artigos mais trabalhados.
Na alta temporada de compras, o empreendimento chega a receber uma média semanal de 100 mil clientes vindos de todo o Brasil, com predominância dos estados do Norte e Nordeste.
O parque disponibiliza praças de alimentação, estacionamento para 6 mil veículos, 18 hotéis e dormitórios e outros atrativos que o diferenciam de todos os centros de comercialização de confecções do Brasil.